Como preencher uma declaração amigável?
Desde logo, quem circula na estrada não está livre de sofrer um acidente. A verdade é que, por muito cuidadoso que se possa ser, os acidentes podem sempre acontecer. No entanto, quando isso acontece e há dúvidas sobre o culpado, a forma mais fácil, rápida e eficaz de resolver o problema passa por preencher uma declaração amigável. Para saberes mais sobre isto, lê o nosso artigo!
O que é e para que serve uma declaração amigável?
Em primeiro lugar, uma declaração amigável (também designada por DAAA) é um documento que serve para que os condutores envolvidos num acidente de viação possam descrever com detalhe o ocorrido. A partir desta declaração, as seguradoras irão apurar o culpado e falar com ambas as partes sobre o sucedido.
Em poucas palavras, uma declaração amigável tem duas páginas para preenchimento em papel químico, para que cada um dos condutores envolvidos possa ficar com uma versão.
Onde obter uma declaração amigável?
Desde já, é importante que tenhas sempre uma declaração amigável no carro. A verdade é que os acidentes são imprevistos e deves ter sempre este documento à mão. Se não tiveres, pede este documento junto da tua seguradora, uma vez que é fornecido gratuitamente.
Caso nenhum dos condutores tenha uma declaração amigável no momento do acidente, podem descarregar a app E-Segurnet, uma alternativa à DAAA.
Como preencher uma declaração amigável?
Por fim, o processo de preencher uma declaração amigável não é difícil. Em suma, basta apenas preencher o que é pedido em cada espaço, tentando expor a informação da forma mais clara e detalhada possível.
No entanto, existem algumas dicas que podes e deves seguir durante o preenchimento da DAAA:
- O local do acidente deve ser identificado com exatidão. Por exemplo, se aconteceu num cruzamento, deves indicar o nome das duas ruas;
- Caso haja feridos, mesmo que apenas tenham um arranhão, isso deve ser referido na declaração;
- Em caso de danos materiais além das duas viaturas, tudo isso deve ser indicado na DAAA, como por exemplo danos em edifícios ou em outros veículos estacionados.
Por último, depois de preencher e assinar a declaração, basta entregar o duplicado ao outro condutor e remeter o documento à tua seguradora no prazo de 7 dias. Deste modo, as seguradoras de ambos poderão entrar em contacto para determinar o culpado do ocorrido e tratar do resto do processo.
Estás mais esclarecido(a)? Caso estejas a pensar tirar a carta de condução ou precises de a renovar, dirige-te à Escola de Condução Central em Ponta Delgada! Temos todo o gosto em ajudar-te e em fazer parte da tua vida.